Exibições:
Se você é usuário do Dynamics 365 há algum tempo, percebeu que o formato da busca mudou na visão web – o modelo antigo de Pesquisa Categorizada ainda permanece no acesso via Outlook. Dentre as várias opções para pesquisar ou buscar dados no Dynamics 365 / Dataverse – principal base de dados da Power Platform, as mais populares permanecem. Vejam só!
 
  1. Pesquisa diretamente na exibição: busque informações que deseja diretamente na exibição que estiver utilizando
  2. Pesquisa no formato Localização Avançada: você pode configurar com detalhes seus critérios de busca, selecionar as tabelas e colunas específicas que deseja obter como resultado e obter os resultados desejados
  3. Pesquisa no Dataverse ou Pesquisa por Relevância: pesquisa através da caixa global exibida na parte superior da página do CRM permite que você digite uma palavra-chave e obtenha resultados por diversas entidades e campos. 😁


Neste artigo, vamos focar na atualização que a pesquisa por relevância – vamos chamá-la aqui de Pesquisa no Dataverse ou melhor: Pesquisa no CRM – recebeu nesse último update do produto. Vamos começar com o que ganhamos explorando esse recurso.
Eu vejo uma barra de pesquisa na parte superior da minha tela e digito Belizacorp – para ver quais informações eu possuo no meu CRM com esse termo e, conforme eu digito, uma lista de resultados começa a ser exibida com os registros correspondentes bem como uma opção “Mostrar mais resultados”, como mostram as imagens abaixo:


Graphical user interface, application<br><br>Description automatically generated
 

Graphical user interface, application, Teams<br><br>Description automatically generated


Olha só o que é exibido caso eu clique na opção para mostrar mais resultados:
A screenshot of a computer<br><br>Description automatically generated
No lado direito, é possível filtrar um pouco mais os resultados exibidos, por proprietário, datas de modificação ou criação dos registros:
A screenshot of a computer<br><br>Description automatically generated
 

Na página de resultados principais, você pode selecionar o registro desejado ou pode navegar para a tabela que deseja ver mais informações. Indo para a tabela Empresas, que contém 1 resultado, o CRM apresenta os campos em que o dado digitado por foi buscado:


Graphical user interface, text, application, chat or text message<br><br>Description automatically generated

Graphical user interface, text, application<br><br>Description automatically generated
 

Caso sinta falta de pesquisar por alguma coluna, é possível configurar novos campos dentro da administração do CRM. 😉