Erro ao acessar Dynamics no Servidor 401
Erro:
Após configurar o Dynamics para utilizar a url HTTPS não é possível acessar o CRM de dentro do Servidor, onde é solicitado três vezes a senha de usuário, sendo apresentada a seguinte mensagem de erro “Http Error 401.1 – Unauthorized”.
Análise:
O erro em questão ocorreu devido ao SPN que é o identificador exclusivo para um serviço em uma rede que usa autenticação Kerberos, ele é enviado ao centro de distribuição de chave para obter um token de segurança para autenticar a conexão. Porém em alguns casos o SPN não é registrado automaticamente sendo necessário realizá-lo manualmente.
Correção:
Para correção será necessário criar manualmente o registro SPN para a Url e o Domínio, para isso realize os seguintes passes:
1 – Listar Registro SPN
- Acesse o prompt comando e digite o seguinte comando para listar os SPN:
SETSPN -L HOSTNAMESERVER$
SETSPN -L DOMINIO\USERADMIN
- Será apresentada a lista dos SPN cadastrados, verifique se há registro para a URL do Dynamics, se não houve temos que adicionar o registro.
2 – Adicionando a entrada SPN para a URL do CRM:
- Acesse o prompt comando e digite o seguinte comando para criar SPN:
SETSPN -S HTTP/ URLCRM DOMINIO\USERADMIN
SETSPN -S HTTP/ URLCRM DOMINIO\HOSTNAMESERVER$
SETSPN -S HTTP/HOSTNAMESERVER.DOMINIO.LOCAL DOMINIO\USERADMIN
SETSPN -S HTTP/ HOSTNAMESERVER.DOMINIO.LOCAL DOMINIO\HOSTNAMESERVER$
- Após aplicar os comandos reinicie o servidor e tente acessar novamente o Dynamics.
3 – Remover entrada SPN:
- Acesse o prompt comando e digite o seguinte comando para criar SPN:
SETSPN -D HTTP/URLCRM DOMINIO\USERADMIN
SETSPN -D HTTP/URLCRM DOMINIO\HOSTNAMESERVER$
SETSPN -D HTTP/HOSTNAMESERVER.DOMINIO.LOCAL DOMINIO\USERADMIN
SETSPN -D HTTP/ HOSTNAMESERVER.DOMINIO.LOCAL DOMINIO\HOSTNAMESERVER$
Referência: https://www.magnetismsolutions.com/blog/roshanmehta/2013/08/26/crm-2011---multiple-prompts-for-credentials-%28401-unauthorized%29