Processo de atualização Scribe:
Resumo:
1 – Realizar o backup do Scribe (Snapshot da máquina);
2 – Verificar e anotar os dados de licença e o número de serial;
3 – Verificar e anotar as versões dos adaptadores instalados;
4 – Mapear as DTS que estão em execução e realizar o backup da pasta que estão alocadas;
5 – Desinstalar os adaptadores do Scribe;
6 – Realizar o download da nova versão;
7 – Executar a instalação:
- Dados do usuário de serviço;
- Licenciar o produto;
8 – Atualizar as DTS.
Pré-requisitos para o processo de instalação:
1 – Licença de uso do produto:
- Verificar com o cliente se a licença de uso do sistema está atualizada, sem a licença o processo de atualização não poderá ser executado, nas atividades de instalação é solicitado o registro do produto.
2 – Usuário e senha do serviço:
- Solicitar as credenciais do usuário administrador que será utilizado para iniciar o serviço do Scribe.
3 – Dados para o Registro do Produto:
- Solicitar os dados para preenchimento da solicitação de registro do Scribe através do site.
- Dados:
- Nome da empresa;
- Número de telefone;
- Endereço de E-mail.
Obs.: O E-mail será utilizado para receber o arquivo para registar o produto.
4 – Acesso à Internet no servidor:
- O acesse se faz necessário para realizar o download do instalador e no processo de instalação onde é baixado os componentes do aplicativo.
- Caso o servidor não possua acessa a internet, será necessário disponibilizar o instalado no servidor e verificar no processo de instalação quais os links para baixar os componentes.
Passo a Passo:
1 - Realizar backup do Scribe:
- Para esse processo será necessário realizar o Snapshot da máquina que está instalada o Scribe;
2 – Verificar e anotar a chave de ativação Instalado no Scribe:
- Acessar o Scribe Insight:
- Acessar o Scribe Workbech\Menu Help\About Scribe Insight...
- No item License Information anote a informações do “Serial Number”
3 - Verificar a versão do Scribe instalada:
- No servidor acesse Control Panel\Programs and Features
- Verifique e anote as versões do Scribe e seus componentes:
- Scribe Adapter for Microsoft Dynamics CRM;
- Scribe Adapter For Web Services;
- Scribe DataDirect Connect for ODBC;
* Link versão com a versão atual do produto: https://www.scribesoft.com/releases/check_for_updates/
4 - Mapear o número de DTS’s existentes, ativas e diretório que estão salvas:
- No servidor acesse Scribe Console;
- Acesse Console Root\Scribe Console\ SERVIDOR(Local)\Integration Server
- Em “Publishers and Bridges” valide e anote quais DST estão Atidas:
- Em “Integration Processes” valide e anote quais DST estão Atidas:
- Acesse a DTS e no STEP 1 valide o local onde ela está sendo salva clicando no botão “Browser”, valide o local no item “Look In”
- Realize um backup das pastas onde as DTS estão sendo salvas;
5 – Desinstalar adaptadores do Scribe no servidor:
- No servidor acesse Control Panel\Programs and Features
- Desinstale os Adptadores do Scribe:
- Scribe Adapter for Microsoft Dynamics CRM;
- Scribe Adapter For Web Services.
6 – Realizar o Download da atualização:
- Acesse o Link, no item “LINKS AND DOWNLOADS” clique em “Installer” para iniciar o download do instalador.
- Link: https://www.scribesoft.com/scribe-insight-adapters-download-page/#insight-7.9.5
7 - Atualizar o Scribe insight e instalar a nova versão do adaptador do dynamics e caso tenha outro também conforme o item 5:
Localize e execute o instalador do Scribe:
- TIB_scr-insight_7.9.5_win_x86_64.exe
- Ao executar o instalador será apresentada a mensagem de atenção, clique no botão RUN:
- Será apresentado outra mensagem informando que o sistema operacional é 64 bits e será necessário descompactar o instalador, clique no botão OK e aponte o local onde o instalador será descompactado clicando no botão Browser e depois em Unizip;
- Acesse a pasta descompactada e execute o “SETUP.EXE”;
- Ao executar será apresentada a seguinte mensagem solicitando que o servidor seja reiniciado, clique no botão OK e reinicie o servidor;
- Após reiniciar o servidor execute novamente o instalador do Scribe;
- TIB_scr-insight_7.9.5_win_x86_64.exe
- Ao executar o instalador será apresentada a janela com as opções de instalação:
- Marque as opções:
- Microsoft Windows Installer;
- Microsoft .NET Framework;
- Insight 7.9.2 is installed – upgrade to Insight 7.9.5;
- Insight Adapters.
- Clique no botão “Start installation”.
- Será apresentada a mensagem informando que os serviços do scribe serão parados no processo de instalação, clique no botão OK para iniciar a instalação;
- Será iniciado o Setup Wizard:
- Na janela de boas vinda clique no botão Next:
- Na janela License Agreement, marque a opção “I accept the terms in the license agreement”.
- Na Janela “Ready to Install the Program”, clique no botão install
- Instalação iniciará aguarde sua conclusão.
- Ao concluir será apresentada a mensagem “Setup Wizard Completed”, clique no botão Finish.
- Será apresentada a mensagem de validação, clique no botão OK;
- Informe o usuário e senha de Serviço e clique no botão OK.
- Será apresentada a mensagem de que usuário de serviço foi modificado corretamente.
- Selecione os adaptadores que serão instalados:
-Marque as opções:
- Scribe Adapter for Microsoft Dynamics CRM;
- Scribe Adapter for Salesforce.com;
- Clique no botão OK.
- Será iniciado a instalação dos adaptadores:
- Scribe Adapter for Microsoft Dynamics CRM:
- Na Janela de boas-vindas clique no botão Next;
- Na janela “Ready to Install”, Clique no botão Install;
- Instalação iniciará aguarde sua conclusão.
- Ao concluir será apresentada a mensagem “Setup Wizard Completed”, clique no botão Finish.
- Scribe Adapter For Web Services:
- Na Janela de boas vindas clique no botão Next;
- Na janela “Ready to Install”, Clique no botão Install;
- Instalação iniciará aguarde sua conclusão.
- Ao concluir será apresentada a mensagem “Setup Wizard Completed”, clique no botão Finish.
- Registre o Scribe, através da chave anotada anteriormente, selecione a opção “Register Offline” e clique no botão Next;
- Anote as informações do produto para registrar ele e clique no botão Finish;
- Dados a serem anotados:
- Product Name;
- Product ID;
- Product Version;
- System Key;
- Serial Number;
- Na janela principal valide que o Scribe foi instalado correta verificando a informação no item “Insight 7.9.5 is installed” e clique no botão “Exit”.
7 – Registrar Scribe:
- Acesse o site de registro do Scribe:
Link: http://registration.scribesoft.com/RegPage/ScribeReg.aspx
- Com dados anotados anteriormente preencha as informações solicitada e clique no botão “Registre”:
- Product Name;
- Product ID;
- Product Version;
- System Key;
- Serial Number;
- Informe os dados solicitados e informe o E-mail que receberá o arquivo para registrar o produto e clique novamente no botão “Register”.
- Preencha os campos Obrigatórios:
- Company;
- Primary User Name;
- Phone Number;
- E-mail Address;
- Confirm Email;
- Marque a opção “Keep me informed of Scribe News and speciais”
- Será apresenta as informações que o produto foi registrado, será necessária acessar o e-mail e verificar o arquivo de registro foi recebido.
- No e-mail copie o arquivo XML recebido e envie para o Servidor que está instalado o Scribe;
- Execute o Scribe Workbench, na janela “Select Registration Option”
- Marque a opção: “Manually enter registration unlock codes from offline registration” e clique em Next
- Na Janela “Manually Unlock The Product”, clique no botão “Use Registrion File...”
- Selecione o arquivo XML recebido no e-mail e clique no botão “Open”
- Na Janela “Manually Unlock The Product”, clique no botão “Next”
- Na janela “License Version Re-registrion”, clique no botão “Next”
- Na janela “Product UnlockStatus”, clique no botão “Next”
- Na Janela “Registration Complete”, clique no botão Finish para concluir o registro;
8 - Atualizar as conexões de todas as DTS’s.
- No servidor acesse Scribe Console;
- Acesse Console Root\Scribe Console\ SERVIDOR(Local)\Integration Server
- Em “Integration Processes” acesse as DTS Ativas e valide as conexões:
- Dentro da DTS acesse o STEP 1 e clique no botão OPEN em "Data Translation Specification"
- Dentro do Scribe Workbech clique no botão Test Job:
- Será apresentada a janela de test e caso não apresente nenhuma mensagem de erro, significa que a DTS está se comunicando corretamente com os bancos de dados, clique no botão Next:
Será apresentada a informação de que não nenhuma informação para ser integrada, clique no botão OK e feche todas as janelas do Scribe para concluir a atualização.
Link com as versões: https://www.scribesoft.com/products/scribe-insight/scribe-insight-editions/